Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2011

Apresentação na Biblioteca Municipal de Alenquer

Imagem
Numa apresentação ontem na Biblioteca Municipal de Alenquer, com Paulo Pascoal, o bibliotecário responsável por este e por outros eventos bem interessantes. Foram cerca de duas horas que voaram. A sala estava muito bem composta e a conversa fluiu interessante com a participação da assistência. Seguiu-se uma sessão de autógrafos e uma pequena entrevista à Rádio Voz de Alenquer. Sem dúvida, um evento a enaltecer e a multiplicar no futuro com outros autores.
Justiça seja feita: honra à Céu e à Helena, colegas do Paulo e que muito contribuiram para o sucesso do evento. As melhoras para a Helena.

23.02.81 e 23.02.87 - 23.02.2011

Imagem
Não quero deixar de evocar aqui a memória de um grande português, José Afonso, pelo muito que fez pela cultura portuguesa. Faz amanhã 24 anos, foi um dia triste para mim. O funeral do Zeca realizava-se em Setúbal e o meu carro, um velhinho Simca 1100, empanou nesse mesmo dia. Só isso me impediu de estar presente, para meu grande desalento.









Também hoje faz anos que morreu o franquismo, seis anos após o generalíssimo. Foi a 23 de Fevereiro de 1981 que se esboroava o último alento dos franquistas de tomarem o poder. Depois do assalto militar às Cortes, a comunicação do rei ao país através da televisão, ao pôr-se claramente ao lado da Democracia, desferiu-lhe a machadada final.

O homem e as suas circunstâncias

Belíssima produção da BBC. Liguem o som para apreciarem em pleno toda esta beleza que é a pluralidade humana. O que somos em função do meio que nos foi oferecido para viver:

http://www.youtube.com/watch_popup?v=2HiUMlOz4UQ&vq=large

Festa do Livro - Biblioteca Municipal de Alenquer

Imagem
Eu prefiro chamar-lhe Festa do Livro em vez de feira do dito. Manias minhas. Pois, mas no âmbito do evento que decorre na Biblioteca Municipal de Alenquer ao longo de todo o mês de Fevereiro, estarei no próximo dia 26, Sábado, pelas 15h00, a fazer a apresentação dos meus livros e, mais do que isso, espero, a falar com os leitores que me quiserem dar o prazer da sua presença. E vejam o belo cartaz que a BMA fez para anunciar o encontro... bonito!

Revista «Investigação Criminal»

Imagem
Depois de muito trabalho vem o resultado. Aí está a nossa «Invesrtigação Criminal» para quem a quiser conhecer. Este número 1, tem próximo de 200 páginas, mas o preço de capa é sempre igual, 7 euros. O lançamento será já na próxima 5ª feira, no El Corte Inglés.

Sporting forever

Rui Patrício, João Pereira, João Moutinho, Veloso, Nani, Hélder Postiga, Cristiano Ronaldo, Carlos Martins e Quaresma representam 50% dos nossos seleccionados de hoje contra a Argentina. Que têm todos em comum?

Primitivos Portugueses

Imagem
Primitivos Portugueses - uma exposição patente no Museu Nacional de Arte Antiga que devia ser obrigatória por lei. Somos obrigados a fazer tanta coisa de que não gostamos, esta seria talvez mais uma, mas recomendo fortemente. Muito fortemente.

Se tem tempo e paciência vá. Se não tem nem uma nem outra coisa, vá na mesma.


Desde 1940 que não se via coisa igual.

Termina dia 26... espera o quê?
Ditosa Pátria que tais filhos deste...

E hoje estás no... será assim o Inferno? Bom, não sei, mas pelo menos com os mercados às costas estás com certeza, Ditosa Pátria... que tais filhos deste...

Hoje não havia catálogo, mas pode encomendar...

Fora do guião, mas com o mar e as velas em fundo - é a nossa essência, umbilical

Maria Schneider, o último tango

Imagem
Morreu Maria Schneider e se não me lembro de a ver noutro filme, serve esta morte de pretexto para relembrar aqui O Último Tango em Paris. Vi-o pela primeira vez no Cinema S. João , o meu cinema paraíso, quando tinha 15 anos, mas foi apenas o filme da manteiga, não mais. E dificilmente se pode ser tão injusto com uma obra. Vi-o porque o porteiro fingiu que foi enganado, já que o filme era para maiores de 18. Mas é um filme de que se vai aprendendo a gostar a cada novo visionamento. Passou na RTP 2 há tempos e não o perdi. Adorei. Grande personagem aquela que Marlon Brando compôs magistralmente. Um homem que aos cinquenta fica viúvo e perdido na vida, mas que procura encontrar-se ainda que sem grande convicção. Ocasionalmente encontra uma jovem de vinte, feita pela Maria, que ia casar com um cineasta, e ambos vivem uma paixão louca, onde os corpos roçam e deslizam como numa dança alucinante ao longo de vários encontros num apartamento vazio. Como eles? Quanto a Maria Schneider, não pre…

J. S. Bach: Air (Classical guitar)

Imagem
Nestes dias frios faz falta uma lareira acesa, uma bebida quente
e música assim, bela e calma como este Bach... Magnífico.
E a serenidade do senhor... upa, upa.
Só já me falta a lareira acesa e a bebida quente.