Mensagens

A mostrar mensagens de Março, 2011

Praga - vamos ver

Durante três dias vou deixar de ouvir falar em crise, mercados, dívida externa, etc., etc., etc., até porque não percebo a língua que lá se fala. Vou para a R. Checa, o grande concorrente de Portugal há 10 anos atrás. Ainda me lembro. Entretanto os checos andaram para a frente, os portugueses para trás e hoje a diferença é abissal. Vou ver para poder contar.

Ah Portugal, Portugal... ou o problema de Alice

Ah Portugal, Portugal...

«Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.»
Lewis Carroll

A vitória com sabor a derrota

PS - A vitória de Sócrates é a derrota do PS e de Portugal, porque inviabiliza a maioria alargada de que o país precisa. Sintoma de inteligência é conhecer a hora de sair.

Trecho da Intervenção do Dr. Marinho e Pinto

Imagem
Demagogo? Sim! Arrogante? Sem dúvida, mas estes oito minutos estão cheios de verdades.

Clube de Leituras: Primavera Adiada, de Carlos Ademar (Oficina do Liv...

Clube de Leituras: Primavera Adiada, de Carlos Ademar (Oficina do Liv...: "Centrado em Marta, uma jovem natural de Évora, que procura encontrar-se como mulher num país definido pela ameaça constante de um governo di..."

Nota Biográfica de Fernando Pessoa no Dia da Poesia

Ser um grande poeta pode não chegar. Ser cidadão, independentemente da área onde se actue, é fundamental. Esta pequena nota biográfica, elaborada por F. Pessoa uns meses antes de falecer, prova que, sendo o enorme poeta universal que hoje ninguém questiona, nunca abdicou da qualidade de cidadão e humanista.

«NOTA BIOGRÁFICA ESCRITA POR FERNANDO PESSOA Nome completo: Fernando António Nogueira Pessoa Idade e naturalidade: Nasceu em Lisboa, freguesia dos Mártires, no prédio n.º 4 do Largo de São Carlos (hoje do Directório) em 13 de Junho de 1888. Filiação: Filho legítimo de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira. Neto paterno do general Joaquim António de Araújo Pessoa, combatente das campanhas liberais, e de D. Dionísia Seabra; neto materno do conselheiro Luís António Nogueira, jurisconsulto e que foi director-geral do Ministério do Reino e de D. Madalena Xavier Pinheiro. Ascendência geral - misto de fidalgos e de judeus. Estado: Solteiro. Profissão: A designação ma…

A Nova Marcha do Sporting!!!

Imagem
Uma nova letra para a marcha de um grande clube que tem muito sentido de humor.

Liberdade a sério

Nos últimos tempos, não fazem ideia quantas vezes me surge aquela velha canção do Sérgio que diz assim: «Só há liberdade a sério quando houver... a paz, o pão, a habitação, saúúúúde, educação...». Haverá quem duvide? http://www.youtube.com/watch_popup?v=KpFEn24TyuA&vq=medium#t=118 Ah pois!... a História pode não se repetir, mas os fenómenos sociais, esses, mais coisa menos coisa, estão aí ciclicamente.

Construção da Ponte Salazar

Para quem gosta de pontes e de História, apresento um filme bem interessante sobre a construção da então Ponte Salazar, hoje 25 de Abril. É só clicar.

http://vimeo.com/18885639

E os bancos, pá?

Disseram-me hoje que uma mãe solteira portuguesa, empregada de um hipermercado vencendo pouco mais de 500 euros e a viver com a mãe por não dispor de meios para casa própria, viu cortado o abono de família por força da aplicação das medidas de combate ao défice. Justificação: não apresenta despesas, designadamente com habitação. Será possível? Usando o direito à indignação sem ponta de demagogia, mas com sincera tristeza.

Mais um dos Coen - «Indomável»

Imagem
Agora que os Óscares já passaram e «Indomável» não ganhou nenhum dos 10 para que estava nomeado - foi mesmo o derrotado da noite -, digo que para mim foi uma agradável surpresa. Gosto dos manos Coen, sempre gostei. Porém, sendo muito bom o que fazem, dentro do universo cinéfilo, há que reconhecer que têm vindo a perder força nos últimos filmes. E aqui incluo «Este País não é para Velhos», que ganhou Óscares importantes. Não se pode fazer um «Fargo» quando se quer e eu compreendo. Por tudo isto, não fui ao El Corte Inglés com grande entusiasmo. Era mais um dos Coen, ok!... Quando o filme terminou, porém, saí consolado e com um sorriso espetado nos lábios. Acabara de ver um western do mais clássico que eu conheço. Regressara por hora e meia ao cinema paraíso da minha infância e adolescência, onde me deliciei com tantos e tantos filmes sobre o velho oeste. Este «Indomável» além do mais, tem essa capacidade de misturar a violência com sentido - típica dos Coen -, com o humor que também os…

John Miles - Music was my first love 2008

Imagem
Ora aqui está uma bela versão de uma das músicas da minha adolescência.
Na página do Youtube diz-se que 588 pessoas gostam e 4 não.
Relativamente às 4, ou não gostam das luzinhas ou, por acidente, accionaram
a tecla errada.

A PJ como modelo de sucesso?