domingo, 31 de julho de 2011

A guerra é a guerra...



A guerra é a guerra... E aqui está um pedaço de guerra, não do folclore à volta da guerra, mas de guerra mesmo. Guiné, 1969, um casal de jornalistas franceses filmou a guerra colonial em directo como nunca havia sido feito nem voltou a fazer-se. Tem imagens fortíssimas, porque reais.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Natalia Juskiewicz - Um violino no fado



Magnífico. Mão amiga deu-me a conhecer esta beleza que não posso deixar de partilhar. É também um pequeno contributo (mais da Natália que meu) para a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade. Não acredito que o fado ganhe grande coisa com isso, mas se outros estilos musicais de outros países o são porque não a nossa música mais representativa?

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Monsaraz - A bela, e sem comentários











«Privatize-se tudo... e também a puta que os pariu a todos» - José Saramago

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos.

E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»

José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

domingo, 17 de julho de 2011

Patxi Andion, sempre



Há artistas que brilham por um curto período - não são tão poucos assim - mas que, por aquilo que nesse tempo fizeram, independentemente do que vierem a fazer depois, estão condenados a ficar para sempre connosco. É o caso de Patxi Andion.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Um dia, duas notícias

Um dia, duas notícias, uma boa outra má:
a boa - a decisão do Tribunal da Relação em agravar as penas de prisão atribuidas aos arguidos do processo Passerelle que correu termos em Leiria - Fez-se Justiça.
a má - a decisão do efectivo da Esquadra da PSP do Bairro Alto em fazer greve por «baixa médica» como forma de protesto pela decisão judicial que condenou dois colegas por alegadas agressões a um estudante - Péssimo precedente vindo de uma força policial.   

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O lixo e as ratazanas

Gosto do título de um post que li no blogue Sine Die:

                                                                    «RATAZANAS ATACAM LIXO»

terça-feira, 5 de julho de 2011

Festival ao Largo 2011

O Festival ao Largo promete animar as noites de Verão, transformando um dos seus largos mais emblemáticos num palco de excelência, com perto de duas dezenas de espectáculos de música sinfónica, coral-sinfónica e dança entre 30 de Junho e 31 de Julho, sempre às 22h e de entrada gratuita.