Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Almanaque Republicano: 20º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA-MUSEU REPÚBLICA E RE...

Almanaque Republicano: 20º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA-MUSEU REPÚBLICA E RE... : Assinala-se no próximo dia 31 de Janeiro o 20º Aniversário da Biblioteca-Museu República e Resistência  (Espaço Grandella). (É hoje, mas ainda vamos a tempo)

Opus Dei proíbe 79 livros de autores portugueses | iOnline

Opus Dei proíbe 79 livros de autores portugueses | iOnline

Dia Internacional da Memória do Holocausto

Imagem
Com um dia de atraso, mas sempre a tempo de contribuir para preservar a memória.  Completaram-se ontem, 27 de Janeiro, 58 anos sobre a libertação do Campo de Concentração de Auschwitz . Estes olhares, além de nos envergonharem enquanto homens, interrogam-nos: «Porquê?» A profunda tristeza destes rostos devia ser uma lição para a Humanidade. Não sei se é...   Primo Levi escreveu Vós que viveis tranquilos Nas vossas casas aquecidas, Vós que encontrais regressando à noite Comida quente e rostos amigos: Considerai se isto é um homem Quem trabalha na lama Quem não conhece a paz Quem luta por meio pão Quem morre por um sim ou por um não. Considerai se isto é uma mulher, Sem cabelo e sem nome Sem mais força para recordar Vazios os olhos e frio o regaço Como uma rã no Inverno. Meditai que isto aconteceu: Recomendo-vos estas palavras. Esculpi-as no vosso coração Estando em casa, andando pela rua, Ao deitar-vos e ao levantar-vos; Repeti

A obra quase toda

Imagem
É este o fundo do meu computador de secretária.  Como é cada vez mais difícil encontrar estas capas nas livrarias, vingo-me aqui. 

Perguntaram a Vítor Alves em 2004 - «Como sonhava o Portugal há 30 anos?»

Imagem
Como sonhava Portugal há 30 anos? Democrático, mas a nossa ideia de democracia era mais participada, onde os cidadãos a vivessem e construíssem. Não era este Portugal abúlico. A que atribui o divórcio entre os cidadãos e a política?   Os Governos que fomos tendo fizeram com que isso acontecesse. Antes do 25 de Abril é que dizíamos, "eles", mas o Estado somos nós e temos de fabricar o país que queremos. Nestes 30 anos, o País ganhou umas coisas e perdeu outras, como no social. Há neste momento um ataque ao Serviço Nacional de Saúde, que é impensável. Os portugueses não podem perdê-lo ou então concordam com a extinção...

Visita ao Centro Helen Keller

Imagem
Centro Helen Keller Na próxima 2ª feira, dia 28 de Janeiro, pelas 14h30, estarei bem acompanhado pelos alunos do Centro Helen Keller de Lisboa, para falarmos das viagens que só os livros nos proporcionam. 

O dia em que Portugal regressa aos mercados

Imagem
                                                                       Há dias felizes!

Vasco Gonçalves - Um general na Revolução

Imagem
Nunca me foi uma figura muito simpática, confesso, a minha esquerda não vai tão longe. É verdade que era miúdo quando ele passou pelo governo e não tenho memórias credíveis desse tempo. A ideia que então construi é a de um tipo meio louco, que fazia o que o Álvaro Cunhal mandava e que a dada altura, o PS e o Grupo dos Nove puseram a andar. No fundo, a ideia foi aquela que a comunicação social criou e, estou certo, o mesmo se passou com milhões de portugueses. Acho agora que a História lhe deve fazer a justiça que estas quase quatro décadas não fizeram.  Devido a um trabalho académico em que me envolvi, tenho falado com algumas pessoas que foram protagonistas do 25 de Abril e no pós-25 de Abril, e lido algumas obras que abordam esses tempos e a minha ideia acerca do general Vasco Gonçalves mudou, ou está em mudança. Acabei hoje a leitura desta longa entrevista que ele deu a Maria Manuela Cruzeiro, do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e conjugando o que a

18 de Janeiro de 1934

Imagem
Quando Salazar punha fim aos sindicatos livres e criava os sindicatos lambe-botas, os movimentos operários revoltaram-se e aquilo que seria uma greve geral, virou revolta séria, a primeira só de civis contra a ditadura. Faz hoje 79 anos.

Chalet das Cotovias

Imagem
Com a intensidade com que até há pucos anos se falava dos casos «Maddie» ou «Casa Pia», na primeira metade do ano de 1936, o crime que enchia os jornais era o que ficou conhecido como «O Novo Mistério da Estrada de Sintra» ou apenas «Crime de Sintra.» Um empregado bancário, na casa dos trinta, desapareceu subitamente e o seu cadáver só seria encontrado cerca de dois meses depois, num matagal contíguo à estrada de Sintra. Acontece que o homem tinha uma irmã com fama de lésbica que frequentava um clube feminino sediado em Sintra, no Chalet das Cotovias. Mais não foi preciso para que as conversas de café andassem à volta do móbil que levou à morte, havendo quem defendesse que o homem fora morto quando foi ao chalet buscar a irmã, e que o caso não era resolvido porque as associadas do clube tinham ligações a altas figuras do Estado Novo, que dava os primeiros passos, tese que ganhou muitos adeptos. A verdade é que o processo acabou arquivado sem que a Polícia de Investigação Criminal

O chalet em construção

Informo que o chalet está de pé - quase que rima e é verdade. Faltam os acabamentos. Prevê-se a inauguração para Abril. Claro que haverá festa e os amigos estão sempre convidados.

Hitler - discurso à juventude - Legendado em Português

Imagem
Assim se faz um povo de fanáticos, capaz de aceitar, praticar  e banalizar as coisas mais horríveis em nome de um eventual  fogacho de triunfo de uma nação. Alguns povos deviam ver  este vídeo regularmente, como quem toma um xarope profilático.

A edição de livros em Portugal em 2012

Imagem

O raio da rapariga tem sempre razão

Imagem