Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2014

Alípio de Freitas, Edmundo Pedro e Ana Aranha na Sociedade da Língua Portuguesa

Imagem
Foi no Hotel Açores, à Praça de Espanha, em Lisboa, a 28 de Novembro, que decorreu mais uma apresentação de No Limite da Dor, desta  vez a cargo de Ana Aranha e de Edmundo Pedro, um dos entrevistados, sessão organizada pela dinâmica Sociedade da Língua Portuguesa. Acontece que, para minha surpresa apareceu e sentou-se à minha mesa Alípio de Freitas, um homem com uma história de vida impressionante. Transmontano pobre chegou a padre no princípio dos anos 50. O padre, inconformado em Portugal, exilou-se no Brasil, onde se juntou à resistência armada contra a ditadura instaurada em 1964. Foi preso em 1970 e nas prisões da ditadura brasileira permaneceu 10 anos, onde sofreu as piores torturas. Acabou por regressar a Portugal em 1981. Está doente e quase cego, mas ouvi-lo a contar alguns episódios da sua vida faz-nos esquecer tudo isso, porque facilmente nos deixamos envolver pela emoção que põe nas palavras, dando-nos uma outra perspectiva do limite da dor.                              

Cante nas escolas em Beja

Imagem
Podem procurar, mas não encontram melhor forma de assinalar a consagração do Cante como Património Imaterial da Humanidade.

O Outro Crepúsculo: ESTRANHA FORMA DE VIDA

Que andam a dizer os leitores? O Outro Crepúsculo: ESTRANHA FORMA DE VIDA missão cumprida : Como prometido regresso ao romance policial de que vos falei em Julho: ESTRANHA FORMA DE VIDA, de Carlos Ademar, Oficina do Livro. 2007 . A...

Paulinho da Viola - Sinal Fechado (Acústico MTV)

Imagem
Uma amiga, que anda lá por terras do Oriente, fez-me lembrar esta velha canção, de que tanto gosto.

Biblioteca Municipal de Alenquer: Noite de Fados e de Letras

Biblioteca Municipal de Alenquer: Noite de Fados e de Letras : Noite de Fados e de Letras É marcar, meus senhores, é marcar. Ainda por cima é à borlix.

Sintra Deambulada: O Chalet das Cotovias – Um policial clássico passa...

Sintra Deambulada: O Chalet das Cotovias – Um policial clássico passa... : MIGUEL REAL Com força literária inusitada, publicado em 2013, O Chalet das Cotovias , de Carlos Ademar, antigo inspector da Políc...