quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Vítor Alves, o Homem, o Militar, o Político

Vítor Alves, o Homem, o  Militar, o Político, a primeira biografia daquele que muitos consideram o homem mais importante do 25 de Abril, está pronto e entregue ao editor. O prefácio (e que prefácio...) é da responsabilidade do senhor General Ramalho Eanes e a capa está quase pronta e a ficar belíssima.
Pudemos contar com apoios à edição de várias entidades, que mais tarde divulgarei - não o faço agora porque aguardamos ainda algumas confirmações.

Trata-se do resultado de 5 anos de trabalho, com investigação em arquivos pessoais (desde logo o do próprio VA) e institucionais, como a Torre do Tombo, o Arquivo Geral do Exército, entre outros. Pude contar com o apoio da família, principalmente da  viúva, Teresa Alves, com quem, desde o primeiro contacto, foi possível estabelecer uma relação amistosa, que muito ajudou no bom desenvolvimento do trabalho. Trabalho que teve por base, igualmente, cerca de três dezenas de entrevistas a amigos, camaradas, familiares e colaboradores de VA, que permitiram fazer emergir ou aclarar alguns pormenores que a História não revelara de forma cabal até agora.
A história de vida de Vítor Alves contada com palavras, em cerca de 500 páginas, é confirmada ou reforçada por um conjunto de fotografias e cópias de documentos inéditos apostos em 64 páginas.
A primeira apresentação da obra está marcada para 30 de Setembro, na biblioteca do Convento de Mafra, terra onde VA nasceu 80 anos antes, que se completarão exactamente nesse dia; a segunda apresentação será no dia seguinte, 1 de Outubro e terá lugar na Sala Portugal, o salão nobre da Sociedade de Geografia de Lisboa, de que VA era sócio honorário.
Os dados estão lançados. Basta aguardar.