quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Governo de Esquerda

Tenho para mim que tomou hoje posse o governo mais à esquerda do período constitucional. A ver vamos!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Novo governo em Portugal e um avião da Rússia abatido por um país da Nato

 Este dia fica para história portuguesa por assinalar a indicação, assim se refere o comunicado da Presidência da República à indigitação, (termo previsto legalmente para o acto de alguém ser incumbido pelo PR de formar governo) de António Costa. Resta-nos aguardar que (sem grandes ilusões) o governo que vai iniciar funções traga pelo menos algumas das muitas alegrias que o governo cessante nos cortou. Saliento, porque é de salientar, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a primeira negra a assumir funções ministeriais em Portugal. Acrescento que era irmã de José Van Dunem, assassinado em Angola, em Fevereiro de 1977, alegadamente, por estar implicado na tentativa de golpe de Estado que punha em causa o regime do MPLA de Agostinho Neto.
Felicidades a António Costa, que é o mesmo que dizer: felicidades ao povo português.


Para a história do mundo, espero que não fique demasiado vincado o acontecimento do dia - seria bom sinal. É que, logo pela manhã, um avião russo foi abatido por um país da NATO, no caso a Turquia. Esperemos que nada de mal venha ao mundo por isso, mas não estranharia que Putin não deixasse as coisas assim.   

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Vitor Alves e o 25 de Novembro na Biblioteca de Alenquer

A convite da Biblioteca Municipal de Alenquer, ali estaremos no próximo dia 25 de Novembro para apresentar Vítor Alves, o Homem, o Militar, o Político, em concluio com o presidente da Assembleia Municipal de Alenquer. Comemoram-se nesse dia 40 anos sobre o 25 de Novembro de 1975, data marcante no processo democrático do país e que, por isso, não deixará de ser alvo de análise histórica. Apareçam, que isto sem vocês não tem piada nenhuma.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Conversa na Biblioteca do Carregado


A convite simpático de Paulo Pascoal Carvalho, coordenador da Biblioteca de Alenquer, estarei presente na tarde do dia 25 de Novembro no polo do Carregado para uma conversa com quem ali quiser comparecer.. 

A biografia de Vítor Alves no Lusitano de Zurique

Uma bela página do Lusitano de Zurique, elaborada pelo Manuel Araújo, sobre as duas apresentações de Vítor Alves, o Homem, o Militar, o Político, levadas a cabo na Biblioteca do Palácio de Mafra a 30 de Setembro, e na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa no dia seguinte.