sábado, 30 de janeiro de 2016

Jogo de Damas - o bom cinema português


Primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Patrícia Sequeira ( nome a ter em conta), tem as interpretações de Ana Nave, Ana Padrão, Fátima Belo, Maria João Luís e Rita Blanco

Uma agradabilíssima surpresa, confesso. Cedi às pressões familiares para ir ver, fui contrariado, mas ainda bem que fui. Confesso igualmente que no início temi ter razão em não querer à primeira alinhar nos desejos femininos familiares, devido a uma boa meia dúzia de frases feitas, a puxar ao poético forçado, mas depois o enredo começou a desenvolver-se, os talentos das actrizes a emergir e, caros amigos, saí completamente rendido. Belo filme, belíssimas interpretações, uma história e realização com laivos bergmanianos, mas com momentos de bom humor. Inevitavelmente, a trama traz-nos à memória os «Amigos de Alex», mas as personagens e a história são bem portuguesas e adultas. Gostei e recomendo vivamente. Dá gosto ver cinema português com esta qualidade.   

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Carlos Ademar no Autores da TVI

A propósito da biografia de Vítor Alves, fui convidado pelo Mário de Figueiredo para participar na nova série do programa Autores, parceria da TVI com a Sociedade Portuguesa de Autores. Participou também a professora Maria Inácia Rezola, autora da biografia de um outro destacado militar de Abril, Melo Antunes. Foi uma conversa muito agradável, que pode também ser interessante para os espectadores que se interessam por estes temas. Falamos igualmente de outros títulos de minha autoria, com destaque para os romances históricos e para o livro que fiz em co-autoria com Ana Aranha, No Limite da Dor. O programa foi emitido naquela estação televisiva na noite passada e vai repetir na TVI24, no próximo Sábado, dia 30.1., a horas impróprias, mas é o que temos, 6h45.  

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Nº 9 da Revista de Investigação Criminal


Aqui está o nº 9 da Revista de Investigação Criminal acabado de sair do prelo e à V. disposição.
Basta clicar para se aperceberem do recheio. Boas leituras