Mensagens

A mostrar mensagens de Agosto, 2016

A obra - quase toda

As Mulheres, a Cultura e a História

É clicar, meus amigos, é clicar - «Se as mulheres nasceram depois do homem, como podem estar em primeiro lugar em alguma coisa?»

http://ensina.rtp.pt/artigo/portuguesas-escritoras-antes-do-seculo-xix/

Rui Pimentel em Estremoz, com grande pinta

Imagem
Comecei a comprar o velhinho O Jornal bem jovem e continuei a comprá-lo até ao seu desaparecimento. Nos últimos tempos de vida, o semanário andava pelas ruas da amargura, ainda assim todas as sextas-feiras, lá ia beber café e comprar o jornal. Era um vício, uma questão de fidelidade, seria tudo isso, mas em termos de conteúdos havia algo que continuava a levar-me a alimentar o vício, a caricatura que a cada semana decorava meia página do jornal, da autoria de Rui Pimentel. O seu traço mordaz sempre me cativou e sempre achei que era uma lufada de ar fresco naquele jornal, já então com os pés para a cova, enquanto o caricaturista era para mim uma referência a nível nacional nesta área. 
Depois claro passou para a Visão e ainda o acompanhei durante uns meses, mas a revista não conseguiu substituir O Jornal, apesar de tudo, e desisti. Deixei de ouvir falar de Rui Pimentel até que, uns anos depois, bastantes, em conversa com um amigo de trabalho (reparem que não escrevi colega) fiquei a sab…