quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A Rotunda «Capitão de Abril Vítor Alves» em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras, que recusou financiar a biografia do principal «capitão de Abril», que naquele Concelho passou a viver em meados dos anos 60 e na mesma casa vivia quando morreu; que ali organizou algumas das mais importantes reuniões clandestinas do MFA, de preparação do 25 de Abril, resolveu e ainda bem que o fez, dar o seu nome a uma rotunda. Fico muito feliz com essa decisão. Os democratas deste país, em dívida para com homens como Vítor Alves, honestamente agradecem.
A lápide será inaugurada a 5 de Outubro, certamente com a pompa que o próprio Vítor Alves dispensaria, mas é assim...

terça-feira, 20 de setembro de 2016

domingo, 18 de setembro de 2016

Comícios anti-comunistas no Portugal de 1936 - filme do SNP

Um belo documento vos deixo. Dá ele conta das preocupações do Estado Novo face ao medo que «os roxos» espanhóis incutiam em 1936. Vários comícios foram organizados pelo Secretariado Nacional de Propaganda, liderado por António Ferro, nas principais cidades do país, com enorme participação das «forças vivas». Lamento a falta de som, mas neste caso, apenas as imagens dizem muito. Por esta altura deu-se a revolta dos marinheiros no estuário do Tejo, foi criado o campo do Tarrafal, a Legião Portuguesa e a Mocidade Portuguesa. A preocupação era muita. 

É clicar, é clicar...
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=3126&type=Video

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

LITERAL - 1º Encontro Literário de Alenquer

 
Aqui deixo o programa e a ficha de inscrição para participantes no 1º Encontro Literário de Alenquer, que terá lugar no dia 1 de Outubro, no Museu João Mário, em Alenquer, onde este Vosso amigo, em muito boa companhia, integrará uma mesa de debate. Serão muito bem-vindos. 


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Núcleo de Estudos 25 de Abril - Vitor Alves, o Homem, o Militar, o Político


Leituras em dia com..."Vitor Alves - O Homem, o Militar, o Político"

«Sobre um dos maiores símbolos do MFA e do 25 de Abril de 1974, com todo o processo que daí se seguiu, a Parsifal lançou "Vitor Alves - O Homem, o Militar, o Político".
Esta obra, da autoria de Carlos Ademar, é o resultado de incontáveis entrevistas ao mais discreto dos Capitães de Abril, a familiares e antigos camaradas e de profunda e rigorosa investigação em inúmeros arquivos; este livro é não só a biografia de um incessante defensor dos valores humanistas, como constitui, sobretudo, o retrato de uma personalidade singular, cujo percurso se confunde com a História de Portugal das últimas décadas.

Uma obra a não perder!»

Doc "Caravelas e Naus um Choque Tecnológico no século XVI"

domingo, 11 de setembro de 2016