Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2010

Trailer de "El Secreto de sus Ojos" (2009) HD

Não posso deixar de partilhar as coisas belas da vida com que me vou cruzando. Desta vez um GRANDE FILME.

Campo do Tarrafal - uma página negra

Imagem
Uma exposição a não perder é a que se encontra no Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, dedicada ao famigerado «Campo da Morte-Lenta» ou Tarrafal. Um verdadeiro campo de concentração que, apesar da derrota dos fascismos na Segunda Guerra, continuou a funcionar quase até meados da década de cinquenta, voltando a reabrir já nos anos sessenta apenas para os nacionalistas africanos. A «frigideira», a «holandinha», o médico que só passava certidões de óbito... Uma marca das mais negras do fascismo português.

O Segredo dos Seus Olhos

Imagem
Se gostam de filmes inesquecíveis, sugiro que não percam O Segredo dos Seus Olhos. Ganhou o Óscar deste ano para o melhor filme estrangeiro, mas isso diz pouco. Acreditem.

De forma simples direi que a história anda à volta de um investigador criminal reformado que resolve escrever um livro baseado num caso em que trabalhou e que não terá ficado devidamente esclarecido. É um filme divertido, emocionante e, além do mais, fala com verdade desse tema eterno e tão humano: o amor. A não perder.

3º edição de Estranha Forma de Vida - Entrevista na ESCS

Imagem
A propósito da recente 3ª edição de Estranha Forma de Vida, recordo aqui uma entrevista que concedi a alunas de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, no âmbito da rubrica Um Livro Porque Sim, que foi transmitida pela RTP2 a 14 de Maio de 2009. Aqui fica o link.

http://zappiens.pt/Z0994?From=Pesquisa

O senhor cinema

Imagem
Noite de sábado, serão caseiro e preguiçoso, mas com muito proveito. RTP2: Johnny Guitar e Nicholas Ray; Intriga Internacional e Alfred Hitchcock; João Bénard da Costa e o súbito regresso aos antigos serões de cinema no canal 2, conduzidos por este senhor; autênticas lições da história do cinema e que, penso, todos temos andado arredados. Isto sim, é verdadeiro serviço público de televisão.

A vida sem Deus

Depois de Newton, dos iluministas e de todos os seus herdeiros, foi dado mais um passo para a banalização de Deus; o homem criou vida a partir de matéria sintética. Será? Parece que sim. Lá vai engrossar o caudal da competição, do individualismo e, em última análise, da solidão. Nunca fomos tantos e nunca vivemos tão entregues aos nossos fantasmas. Não acredito em Deus. Sou dos que pensa que o Homem criou Deus e não o contrário. No entanto, desconfio que a crença num Ser Superior, que tudo gere, tudo julga e nunca se engana, contribuiu para um certo equilíbrio social. Será? Terá sido por isso que nasceu Deus? Os verdadeiros crentes, que muito respeito, temem o Juízo Final e o Inferno. Os restantes não. Para estes, as contas ajustam-se todos os dias, e são os chefes e os pares os verdadeiros julgadores. A pena sofre-se em vida. Por isso tudo vale na batalha que é diária e incessante; daí a competição desenfreada, o individualismo extremo, a desconfiança no parceiro, as facadas nas cost…

Do Inverno para o Verão, sem passar pela Primavera

Do Inverno para o Verão, sem passar pela Primavera.
O sol já fazia falta, é verdade, mas não precisava de vir todo de uma vez.

80ª Feira do Livro - missão cumprida!

O dia estava pleno de sol, o que levou muita gente à Feira do Livro. A enchente senti-a particularmente na Leya, onde, à minha chegada, não era fácil circular. Aqui, os autores ficam no centro, sentados em cadeiras em equilíbrio precário, dada a inclinação da calçada, e os leitores vão passando, olhando, e alguns até potenciam o contacto, ora para que o autor assinasse um livro ou apenas para trocar uma ou outra ideia. Fiquei bem acompanhado, ao lado de Marques Vidal, de António Santos e do nosso editor e amigo facebookano, Marcelo Teixeira. Pois, o Moita Flores é da Casa das Letras pelo que ficou nas nossas costas e a interacção com ele foi escassa. Foi mais uma experiência de contacto directo com os leitores, o que muito aprecio. A todos os amigos e amigas que ali se deslocaram também para me cumprimentar, o meu muito obrigado.

80ª Feira do Livro - agora é que é.

Este ano era para ser dose dupla, mas não foi. No sábado passado não chegou a acontecer nada por causa do dilúvio que passou por Lisboa, espero que não suceda o mesmo no próximo domingo, último dia da Feira do Livro. Assim, se o tempo o permitir e tudo leva a crer que sim, lá estarei por volta das 5, e em boa companhia: o Moita Flores, que tem um livro novo que nos remete para a Primeira República, e Marques Vidal, com o seu último romance, que aborda o tempo das invasões francesas. Vai ser uma hora do tamanho de um minuto. Estão todos convidados.

O país está mesmo louco

Imagem
«O país está louco», disse há tempos Santana Lopes. Tinha razão – e custa-me dizê-lo, confesso. Hoje, entre as 19h00 e as 20h00, o principal canal da RTP passou uma reportagem feita na Covilhã, cidade onde a selecção nacional de futebol vai cumprir a primeira fase do estágio antes do Mundial. Entrevistaram os comerciantes, os passantes, os empregados do hotel… O país está mesmo louco.



(foto retirada do Google)

A culpa foi da chuva

Imagem
Devido às condições climatéricas e no que me diz respeito, foi cancelada a sessão de autógrafos prevista para hoje na Feira do Livro.
Lamento a falta, mas, apesar de tudo, a natureza ainda vai impondo a sua vontade. Esperemos que no dia 16 as coisas melhorem.

Os livros e nós

Imagem
Cartaz promocional da Feira do Livro de Burgos - Espanha.
Palavras para quê...

É urgente o mar

Imagem

Guiné-Bissau - apadrinhe uma criança

Imagem
Caros amigos
Não posso deixar do vos dar a conhecer um magnífico projecto que está a ser desenvolvido por uma amiga, que visa contribuir para uma melhor qualidade de vida a um grupo de meninos da Guiné-Bissau. É pouco, eu sei, mas são gestos como este que, multiplicados, podem ajudar a minorar o sofrimento de muitas crianças e, talvez mais significativo, podem contribuir para que cresçam com a certeza de que é possível um futuro melhor e que vale a pena lutar por ele.
Não deixem de ver a reportagem que passou na SIC, que nos dá uma ideia mais precisa do projecto e de como aderir.
Cumprimentos a todos e bem hajam




http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/Nos+Por+Ca/2010/4/o-melhor-de-nos-associacao-afectos-com-letras-quer-apoiar-projectos-de-educacao-e-saude-publica30-04.htm

80ª Feira do Livro - Carlos Ademar em sessão de autógrafos

Feira do Livro de Lisboa - No próximo sábado dia 8, pelas 5 da tarde, lá estarei na praça, largo, praceta (?) da Leya - Oficina do Livro, para, penso, assinar alguns livros, mas, seguramente, para conhecer e cumprimentar os amigos leitores que me queiram dar esse prazer.

O 25 de Abril e as crianças

O 25 de Abril deste ano já lá vai, mas a liberdade que o outro 25 de Abril nos trouxe, ficou para nosso desfrute. Conheci hoje a melhor forma de falar às crianças da importância dessa data mais longínqua para os nossos dias.

Para quem não conhece, recomendo vivamente o livro O Tesouro, de Manuel António Pina, com ilustrações de Evelina Oliveira. Simplesmente magnífico. Fica aqui a ligação rápida.

http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=otesouro