Liga dos Combatentes vs António Lobo Antunes

Relativamente à polémica que envolve o escritor António Lobo Antunes e a Liga dos Combatentes, na edição do Expresso de hoje o escritor diz o que talvez tenha faltado na entrevista geradora da controversa, e passo a citar: «A guerra deu cabo da minha juventude, da minha idade madura e irá dar cabo da minha velhice... ninguém desce vivo de uma cruz». Todos conhecemos gente que passou por essa experiência e algumas das histórias que nos chegam são más, muito más mesmo. Foi gente que passou pela cruz e se uns conseguiram sair dela, outros transportam-na. Mas mesmo os que dela saíram, não o fizeram incólumes, e Lobo Antunes é tão frágil como qualquer um e di-lo hoje de forma para mim clara, tão clara que me soou a acto de contrição face ao que disse ou deixou por dizer na entrevista ao Céu e Silva. Mesmo que tenha havido algum excesso por parte de ALA, a declaração dele de hoje ao Expresso convenceu-me. É o homem a vir ao de cima. É ele próprio quem o diz, «ninguém sai vivo de uma cruz». Da minha parte, o respeitoso silêncio.

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt