O Judeu e a caridade da Igreja Católica



  A 18 de Outubro de 1739, com 34 anos, morreu (porque foi assassinado), em Lisboa, no auto-de-fé levado a cabo pela Inquisição, António José da Silva, dramaturgo e escritor português, nascido no Brasil. Embora fosse judeu, teve de se afirmar como Cristão-Novo, devido à perseguição que a Igreja Católica fazia, na época, a todas as pessoas da religião judaica. Apesar da idade com que morreu, foi o maior dramaturgo do seu tempo, mas a sua coragem, teimosia e rebeldia; a sua incapacidade de conter o verbo, mesmo face ao martelo pesado da lei injusta, porque sectária e, acima de tudo, a sociedade sectária, o fundamentalismo da Igreja Católica, então todo-poderosa, levou a que a sua vida fosse, infelizmente, tão breve. 
Ao longo do tempo, têm-se procurado aliviar a carga da Igreja, imputando responsabilidades à Inquisição. Só se fala da Inquisição como se a Igreja Católica nada tivesse a ver com ela. Percebo a ideia, mas não gosto e não aceito. É a Igreja Católica que está em causa, sempre. A Inquisição, que se procura isolar e responsabilizar pelos crimes cometidos, ao longo de séculos, contra a Humanidade, era apenas um «departamento» da Igreja. É preciso lembrar.
Pela sua obra, pela coragem que sempre demonstrou, e por ter sido mártir de um tempo negro, em que uma instituição que se afirma represente de Deus na Terra, torturava e matava horrivelmente quem se lhe opusesse, ou apenas não cumprisse escrupulosamente os seus ditames, a memória de António José da Silva, o Judeu, merece uma maior atenção da sociedade atual, talvez até um romance, quem sabe...   

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt