Primavera Adiada (2010) - A palavra aos leitores


Maria José Carvalho, no Facebook - a foto é de sua autoria
 
«Penúltima leitura de férias.
Primavera Adiada de Carlos Ademar.
Num contexto histórico de repressão, de censura, de ruptura, a eminência da liberdade mas adiada, deixa para trás perguntas sem resposta e vidas que prosseguem sem se encontrarem.
O eu feminino é descrito, vivido e narrado de forma sublime. Audaz para a época, claro.
A velha t-shirt branca, larga de trazer por casa, descreve" o último tango em Paris" em meia dúzia de linhas como nunca tinha lido. Sim, um filme escandaloso para a época mas que é um momento sublime deste livro.
Jorge Palma aqui visitado e, o bairro do amor, finalmente deram resposta a questões que sempre coloquei. Como gostei.
A infidelidade várias vezes cometida se à primeira leitura e numa primeira impressão seriam alvo de censura, neste romance são simplesmente a resposta a uma necessidade premente de encontrar a verdade. Estranho? Mas não, não é. Nada disso. Encontrar o nosso eu, a felicidade, principalmente a nossa verdade, pode tomar estranhos desígnios.

Para terminar deixo aqui uma passagem (...) uma revolução para efectivamente o ser é traumática para alguém , e nem sempre pelas razões mais justas. Deixa sempre marcas em quem, devido à sua condição social ou apenas por mero acaso, se cruzou com ela no tempo ou no local errados. São os imponderáveis da vida! (...).

Boas leituras»

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt