Claque de Autores - Pequena Entrevista

Claque de Autores é uma página do Facebook que pretende dar a conhecer o que vai acontecendo no campo das artes e letras em Portugal. A pedido de uma das responsáveis, a Maria João Freire de Andrade, dei-lhes uma pequena entrevista que agora transponho para aqui.

- Pode falar-nos um pouco do seu próximo, ou mais recente, trabalho?

R. - Prefiro falar do último. Chama-se "Primavera Adiada" e aborda o tempo do marcelismo até ao 25 de Abril. A trama vai desenrolar-se através das vivências, dos amores e desamores, de uma jovem alentejana que vem para Lisboa estudar em 1968. Atravessa todo aquele tempo e vai lidar com pessoas que de uma forma ou de outra estão ligadas ao que de mais importante, pela negativa ou pela positiva, se passou neste país.

- Quando irá sair, ou quando saiu?
R. - Saiu em Janeiro deste ano (2010).

- O que é ser-se autor em Portugal?
R. - É essencialmente paixão, porque sem ela não se era autor.
- Qual a sua opinião de um grupo como a Claque dos Autores que se dedica, exclusiva e diariamente, a todas as áreas da Cultura Portuguesa, através do Facebook?
R. - Tudo o que se faça para divulgar as artes, os artistas, a criação e os criadores nunca é de mais. Por isso estão de parabéns pela iniciativa e, tendo em consideração o deserto que aí abunda neste sector, diria que trabalho não lhes vai faltar. Há muito campo para lavrar.
Diga a primeira coisa que lhe vier à cabeça:
- Monumento português
R. - Toda a vila de Sintra e a sua envolvência natural formam um monumento inigualável.

- Figura histórica portuguesa
R. - D. João II

- Portugal no Mundo
R. - Miscigenação

- Autor/obra portuguesa que mais o marcou (livro, quadro, música, etc.)
R. - Só um é difícil. A Peregrinação na literatura; os Painéis de S. Vicente, na pintura; a Custódia de Belém na ourivesaria; a porta Sul, o claustro e a cúpula dos Jerónimos, na arquitectura.

- Prato português
R. - Perceves para abrir as hostilidades, seguindo-se uma dourada do mar grelhada. O Bucelas frio faz uma quente companhia a tudo isto.

- Pode fazer-nos uma mini-biografia: quando e onde nasceu, as suas obras publicadas, alguma mensagem que nos queira deixar. O que nos quiser contar.
R. - Nasci em 1960 em Vinhais, Bragança. Entre 2005 e 2010 publiquei cinco livros todos sob a chancela da Oficina do Livro, com os seguintes títulos: "O Caso da Rua Direita"; "O Homem da Carbonária"; "Estranha Forma de Vida"; "Memórias de um Assassino Romântico" e "Primavera Adiada". Participo habitualmente como escritor convidado em cursos de escrita criativa. Juntamente com um realizador estamos a trabalhar na adaptação cinematográfica de Estranha Forma de Vida.
Resta-me agradecer a entrevista e desejar-lhes muitas felicidades para esta tarefa que tomaram em mãos, a de divulgar e promover o que vai acontecendo no campo da criatividade em Portugal.
Um beijo às autoras. 

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt