Quem tem medo de Virginia Woolf

Um texto intemporal que, inevitavelmente, me remete para Richard Burton e Elizabeth Taylor e para um filme dos anos 60, mas a culpa é minha.
Voltou a Portugal esta magnífica peça de Edward Albee e, desde Novembro até final deste mês de Janeiro, estará no D. Maria II. Fui vê-la ontem e gostei muito. Foi bom voltar à riqueza daquele texto que, diga-se, está muito bem entregue aos quatro actores escolhidos. Elas (Maria João Luís e Sandra Faleiro) melhor que eles (Virgílio Castelo e Romeu Costa). Sandra Faleiro faz de forma sublime a Honey, a jovem esposa - o melhor desempenho. Maria João Luís é a protagonista, está permanentemente, ou quase, em cena e sentem-se alguns desequilíbrios na sua prestação, ainda assim é altamente positivo o seu trabalho. Em abono de todos, convêm repetir que o espectáculo está em cena desde Novembro, pretendendo com isto justificar algum desgaste, perfeitamente compreensível.
Tudo se passa na sala de visitas de Martha e George, um casal de meia-idade, que recebe o jovem casal Nick e Honey. Vai ser este o local de todos os excessos alcoólicos e não só, mas talvez estes contribuíam para abrir as portas que permitem expor tudo o que havia para expor e sempre fora adiado; a noite das facas longas nas relações. Jogos de verdade e consequência cruéis que a todos os quatro em cena atingem. É aquele o tempo de chegar ao «tutano» das relações, no dizer de George.
Quem tem medo de Virgínia Woolf? Verdadeiramente não perder, mas já não há muito tempo. Termina no dia 29.

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt