365 dias com histórias da História de Portugal

365 dias com histórias da História de Portugal ou, se quiserem, a História de Portugal em pequenas doses.
Muito agradável de ler e bem pensado em termos de estrutura, tendo em vista as franjas que pretende alcançar. O autor, o jornalista Luís Almeida Martins, escolheu os temas a abordar e destinou-lhes uma, duas páginas, no máximo. Contemplou aspectos mais conhecidos, de que não se pode nem deve fugir, sem esquecer outros que normalmente não merecem tanto a atenção dos divulgadores da História, transformando este livro num verdadeiro compêndio que dá resposta a questões que todos os portugueses deviam conhecer - acho eu. Apenas a história e a cultura podem estabelecer a diferença de tudo quanto somos bombardeados todos os dias, contribuindo para manter o que acho ser fundamental para preservar a nossa identidade enquanto povo com quase nove séculos de História. Os mais elitistas poderão ser levados a pensar que é um livro para as massas e eu concordo, mas também acho que a preocupação que aqui expresso nunca esteve tanto na ordem do dia como hoje, daí a enorme utilidade de obras como esta.

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt