Dois 23 de Fevereiro

Duas efemérides de grande significado para muita gente, onde eu me incluo.
- Espanha, 1981 - o que restava do franquismo espanhol pôs a cabeça de fora. As Cortes foram assaltadas por Tejero Molina, da Guarda Civil, que se armou em Pinochet retardado, com tiros para o ar, e o hemiciclo cheio de parlamentares e membros do governo. Em Valência, os tanques comandados pelo governador militar, conluiado com o assaltante das Cortes, vieram para a rua. Foram horas de grande tensão. A Espanha tremia e com ela todos quantos temeram pela jovem Democracia, que tentava ganhar raízes. No início da madrugada seguinte, o Rei Juan Carlos surgiu na televisão fardado e com ar grave. A expectativa era grande e lembro-me bem de o ver tirar o tapete aos revoltosos e a pôr-se ao lado da Constituição. Seguiram-se as rendições e mais tarde as condenações a pesadas penas de prisão dos principais responsáveis por este 23 de Fevereiro. É incontestável o papel do rei em todo o processo de democratização da Espanha - uma tarefa hercúlea, mas que apenas um Hércules capaz de manusear pinças poderia levar a cabo.




Fotografia dos sequestrados nas Cortes, na comemoração do 30º aniversário do fracasso da tentativa de golpe de Estado de 23 de Fevereiro.



- Portugal, 1987 - Morreu um dos grandes da cultura e da cidadania portuguesa: José Afonso. Amanhã completam-se 25 anos sobre um dia triste para mim. Eu tinha já uma opinião que não mudou muito desde então relativamente à enorme importância do Zeca no panorama cultural português e a última coisa que queria era perder a oportunidade de me despedir do que restava do homem que tanto admirava. Foi a enterrar em Setúbal, cidade que ele adoptara como sua nos últimos anos, e eu trabalhava numa fábrica de caravanas turísticas, enquanto esperava ser chamado para a Escola da PJ. Acontece que, exactamente nesse dia, o meu velho Simca 1100 deu para avariar, e de forma a impedir-me a deslocação do Cacém, onde morava, até à cidade do Sado. Foi muito penoso, também pela surpresa de não poder estar presente naquela enorme manifestação popular que foi seu funeral. Fiquem com uma das jóias que ele nos deixou.   

Mensagens populares deste blogue

Fortaleza Real de São Filipe, Cabo Verde, Património Histórico da Humanidade

Chamateia de Luís Alberto Bettencourt